Vivemos em um mundo onde a diversidade de idiomas é realmente gigante. De acordo com o site “ethnologue.com”, existem atualmente cerca de 7.000 línguas ao redor do globo.
Mas, você sabe quantas línguas uma pessoa é capaz de aprender? A resposta é: muitas!
Se você achar isso difícil de acontecer, saiba que, ao longo da história, existiram e ainda existem pessoas que são capazes de falar mais de 6 idiomas naturalmente! Nesse post, você conhecerá pessoas que falam 10, 20, 30, e até mais de 100 idiomas!
Esses “gênios” são conhecidos como hiperpoliglotas, termo criado em 2003 por Richard Hudson, um linguista britânico conhecido por se aprofundar em comunidades poliglotas ao redor do mundo. Ainda não se sabe porque Richard definiu apenas 6 idiomas como o número mínimo para alguém ser denominado como hiperpoliglota. No entanto, o número de pessoas com essa habilidade é bem pequeno.
Falar, escrever e ouvir em outro idioma pode parecer um ato simples, mas exige várias tarefas do cérebro, como a percepção auditiva, o controle motor, a memória semântica e o sequenciamento de palavras. Porém, à medida que envelhecemos, nosso cérebro perde a flexibilidade, dificultando, assim, o aprendizado de novas atividades, como sermos capazes de aprender idiomas, por exemplo.
Segundo o livro dos recordes (Guinness World Records), o título de maior poliglota do mundo é de Gregg M. Cox, um ex-militar dos Estados Unidos.
Gregg é capaz de ler e escrever em mais de 60 idiomas diferentes, tendo fluência em 14 deles. Ele também consegue entender mais de 10 dialetos!Incrível, não é mesmo!?
E o Brasil não fica de fora!
Para quem pensa que não temos um hiperpoliglota, essa pessoa está totalmente enganada. O brasileiro Carlos do Amaral Freire ficou conhecido por ter estudado mais de 130 idiomas ao longo de sua vida.
Nosso cérebro possui uma capacidade de aprendizado e memorização muito grande. Ela varia de uma pessoa para outra, porém tudo sempre dependerá do empenho e dedicação de cada um.
Para isso, conte com a ON Y VA para dar início ao aprendizado de um novo idioma!