O Método Cornell pode ser trabalhado de maneira rápida e fácil, além de organizar as matérias estudadas, garantindo, assim, um aprendizado muito mais prazeroso. Desenvolvido na década de 40, essa técnica revolucionou a estratégia de estudos de estudantes do mundo inteiro.
Nele, são trabalhados pequenos resumos que podem ser feitos durante as aulas ou para estudos aprofundados de algum assunto específico, como é o caso da aprendizagem de idiomas.
Os resumos, por sua vez, se tornaram uma ferramenta indispensável não só para os estudantes do ensino fundamental e médio, mas também para aqueles que estão fazendo uma graduação ou, até mesmo, se especializando no mestrado ou doutorado.
Criado peloDr. Walter Pauk (1914-2019), o método consiste em estimular nosso cérebro de diferentes maneiras, ajudando-nos na fixação do conteúdo por meio de resumos, anotações e palavras-chave.
Em uma folha de caderno, crie três sessões diferentes: tópicos, anotações e sumário. Em seguida, crie um cabeçalho escrevendo o tema ou matéria a ser estudada. Para cada sessão, serão anotadas informações diferentes, a fim de auxiliar no aprendizado e na absorção do assunto, sem necessitar da memorização, a famosa “decoreba”.