A palavra ‘smart’, originária da língua inglesa, é um adjetivo utilizado para referir-se a alguém que é “esperto”, “inteligente” ou “astuto”.
Dessa forma, trata-se de um procedimento utilizado para refinar nossas metas e concentrar nossos esforços, com intuito de tornar mais fácil sua execução e conclusão.
O método é composto por cinco fatores, sendo eles:
Metas específicas possuem maior chance de serem alcançadas. Mas como faço para tornar uma meta específica?!
Para isso, utilize as cinco perguntas “W” (What – Why – Who – Where – When):
Para verificar seu desempenho, uma meta SMART deve ter critérios para medir seu progresso, determinando se você está no caminho certo para alcançar seus objetivos.
Para tornar um objetivo mensurável, levando em consideração seus recursos, faça a si mesmo essas perguntas para saber se essa meta pode ser alcançada:
Ao traçar metas, você precisa atingi-las. Assim, você deve descobrir se tal meta é alcançavél.
Por mais simples que pareça, muitos não enxergam. Logo, a intenção é justamente dividir a execução em passos realistas, para que você não destine seu um projeto ao fracasso.
Para isso, faça as seguintes perguntas:
O suceso na conquista de seus objetivos não está ligado a quantidade de metas traçadas, mas sim a execução de cada uma delas. Por isso, você precisa ser realista.
Na maioria das vezes, uma meta está ligada a outra como uma espécie de quebra-cabeça. Assim, para montá-lo, as peças devem conter algum sentido, impactando diretamente no resultado.
Ter um prazo para a relização da metas, estipulando quando começar e quando terminar, é fundamental para que você consiga cumpri-las.
Quando não estabelecemos um prazo, a realização das metas fica indefinida, o que ocasiona a perda do foco.
Dessa forma, quando for definir suas metas utilizando o método SMART, é necessário deixar claro o período em que as ações devem ser executadas, cumprindo tal prazo, seja alguns dias, semanas ou meses.
O método SMART é como um checklist, tornando-o muito simples de utilizar e aplicar na criação de metas, tanto pessoais quanto profissionais.
Seguindo as diretrizes de cada letra que compõe o método (explicados anteriormente), basta segui-las corretamente para se obter bons resultados.
Agora que você conhece e sabe o que é o método SMART, só precisa colocá-lo em prática. ON Y VA ?