Não, você não leu errado, o croissant não é uma invenção francesa!
Calma, pois vamos te explicar melhor de onde essa delícia surgiu e, ainda, teremos uma receita para você se arriscar na cozinha fazendo seu próprio croissant.
Primeiro, precisamos trazer mais uma informação. O nome desse delicioso pãozinho, antes de ser chamado de croissant, era ‘Viennoiserie’.
Muitas descobertas, não é mesmo?!
Vamos à sua origem… Os relatos históricos que envolvem sua criação dizem que o croissant nasceu na capital austríaca, por volta do século XVII, e seu formato tem uma explicação que envolve guerra e comemoração.
Durante a batalha de Viena, que ocorreu em 1683, na tentativa de surpreender o inimigo e ganhar a batalha, os turcos começaram a cavar túneis durante a madrugada com o objetivo de invadir a Áustria. O que não esperavam é que seriam descobertos por padeiros que trabalhavam na cozinha acima de onde os túneis estavam sendo cavados. Logo, eles notaram movimentações estranhas e avisaram ao exército de seu país, resultando na vitória austríaca.
Em comemoração, os padeiros criaram um pão inspirado no símbolo da bandeira turca, com o formato de meia lua. Assim, nascia o croissant.
INGREDIENTES:
360 gramas de farinha de trigo (e mais um pouco para polvilhar)
15 gramas de sal
75 gramas de açúcar
15 gramas de fermento biológico
360 gramas de manteiga sem sal gelada
1 ovo batido
240 ml de leite frio
Manteiga ou geleia para servir ( opcional )
MODO DE PREPARO:
Primeiro, para fazer a receita de croissant, vamos adicionar o leite na mistura de farinha, sal, fermento e açúcar. Mexa para ficar uma massa homogênea. Ela deve fica bem ‘molinha’.
Após isso, em uma superfície enfarinhada, sove a massa até que ela fique menos pegajosa.
Então, depois de sovar por 5 minutos, adicione os quadradinhos de manteiga gelada. Sove por mais 15 minutos.
A massa fica um pouquinho pegajosa, mesmo depois de sovada. Por fim, forme um quadrado e leve para a geladeira, deixando lá por 1 hora.
MOLDAGEM DO CROISSANT:
Em uma superfície enfarinhada, coloque o quadrado de massa e faça um X superficial com uma faca.
Abra as quatro pontas formando uma flor. Abra sua manteiga gelada fazendo um quadrado de 1 cm de espessura. Coloque a manteiga no meio da massa e embrulhe com todas as quatro pontas.
Após isso, utilize o rolo para abrir esse embrulho de massa e manteiga, até que fique com aproximadamente 30×30 cm. Dobre como uma carta e leve para gelar por 2 horas. Repita o processo de abrir 30×30 cm e gele por mais 2 horas.
Com a massa ainda gelada, abra-a em um quadrado de 60x60cm, tem que ficar bem fininha! Portanto, divida em dois retângulos.
Então, corte em triângulos transversais e enrole da ponta mais fina para a ponta mais grossa. Deixe descansar em coberto e em temperatura ambiente por 45 minutos.
Por fim, pincele um ovo batido e leve para assar a 200ºC de 18 a 25 minutos.
Recheie-o como preferir!
Fonte da receita: https://www.confeiteiradesucesso.com
Gostou de conhecer um pouco sobre a história do croissant? Tente fazer a receita e depois conte em nossas redes sociais se deu certo!