Provavelmente você já se perguntou alguma vez se existe diferença entre o Espanhol e o Castelhano. E será que existe mesmo alguma diferença?
No frigir dos ovos, não! E por que? Bom, a resposta é simples: ambas são a mesma língua! O que muda é apenas a origem do período de nascimento de cada uma.
Castelhano (ou Castellano):
O castelhano nasceu entre os habitantes do reino de Castela (Castilla), ainda na Idade Média, quando a Espanha ainda nem existia. Por esse motivo, ele pode ser considerado como o “pai” do espanhol.
Segundo o Wikipedia, “o castelhano ou espanhol é uma língua indo-europeia românica ocidental do grupo ibero-românico que evoluiu a partir de vários dialetos do latim falados no centro-norte da Península Ibérica por volta do século IX. Originada na Península Ibérica, tem centenas de milhões de falantes nativos nas Américas e na Espanha”.
Assim como o português que conhecemos, o castelhano evoluiu de idiomas íbero-românicos como latim vulgar com o fim do Império Romano do Ocidente, passando por inúmeras transformações até chegar ao idioma que conhecemos hoje. Já o espanhol foi estabelecido após a unificação do Reino da Espanha no ano de 1492, tornando-se assim, um Estado Nacional.
O Espanhol ao redor do mundo...
O Espanhol ao redor do mundo...
Países onde o espanhol tem status de língua oficial.
Países e estados dos Estados Unidos (EUA) onde o castelhano não possui status de língua oficial, mas é falado por 25% ou mais da população.
Países e estados dos EUA onde o castelhano não possui status de língua oficial, mas é falado por algo entre 10% a 20% da população.
Países e estados dos EUA ou do Brasil onde o castelhano não possui status de língua oficial, mas é falado por algo entre 5% a 9,9% da população.
Áreas onde o espanhol é língua oficial ou co-oficial.
Para fixar, saiba que a única distinção existente entre os termos é por questões cronológicas e históricas. Conseguiu entender bem a diferença entre o Espanhol e o Castelhano?