A escultura foi projetada por volta da década de 1870 pelo escultor francês Frederic-Auguste Bartholdi, e contou com a ajuda de Eugene Emmanuel Viollet-le-Duc e de Alexandre-Gustave Eiffel (sim, o mesmo arquiteto responsável pela construção da Torre Eiffel).
Trata-se de uma escultura neoclássica colossal construída em cobre, cujo o nome oficial é ‘Liberty Enlightening the World’ ou, traduzindo para o português, ‘A Liberdade Iluminando o Mundo’.
Após levar cerca de quatro anos para realizar sua montagem, foi inaugurada em 28 de outubro de 1886.
Todos nós já vimos o rosto da Estátua da Liberdade, alguns pessoalmente e outros por fotos e imagens, mas você já se perguntou se esse rosto foi inspirado em alguém?! A resposta é: Sim!
O rosto presente na Estátua, que ficou conhecida mundialmente e tornou-se patrimônio cultural pela UNESCO, é o rosto de Charlotte, mãe de August. Logo, ele utilizou a imagem de sua própria mãe como inspiração para sua criação.
Poucas pessoas sabem que a Estátua da Liberdade foi um presente da França para os Estados Unidos, em comemoração ao centenário da Independência do país, que aconteceu no ano de 1876. Só tem um detalhe nesse presente, ele foi dado com 10 anos de atraso.
A Estátua da Liberdade simboliza a liberdade dos EUA, que venceu uma disputa contra a Inglaterra e, por esse motivo, ganhou o presente da França.
As 350 partes que compõem o monumento foram criadas em Paris, na França, e transportadas até os Estados Unidos através de navios.
Até ganhar sua forma final, ela levou cerca de quatro meses para ser montada. Sua grandiosa estrutura é considerada, pelo livro dos recordes, o monumento mais pesado do mundo com cerca de 24.635 toneladas.
Curiosidades
Gostou de saber um pouco mais sobre a história dessa famosa Estátua? Então siga nossas redes sociais e fique por dentro de muitos outros conteúdos e curiosidades sobre os idiomas e os países!